Quantcast
Channel: FocoNaDieta .com
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Suplementação com D-Ribose

0
0

Recentemente, minha nutricionista incluiu esse suplemento na minha dieta e como sou muito curiosa pesquisei bastante sobre ele. Foi quando percebi que muitas pessoas ainda não conhecem a suplementação com D-Ribose. Então elaborei esse post com as informações que julgo serem mais importantes

A utilização da D-Ribose como suplemento esportivo ainda é considerada recente. Seus principais objetivos são aumentar os componentes energéticos e promover uma melhora na performance durante a realização do exercício físico. De acordo com o nutricionista Rodolfo Peres em seu livro Viva em Dieta, Viva Melhor, os maiores benefícios da Ribose são verificados em sua utilização por pessoas que treinam em alta intensidade e curta duração.

O que é a D- Ribose
É um carboidrato utilizado pelo corpo para maximizar os estoques de ATP (trifosfato de adenosina). O ATP é uma molécula utilizada pelo nosso corpo como principal fonte desta energia. Todos os movimentos e processos químicos do organismo são alimentados por moléculas de ATP.

D-Ribose X Atividade física
A D-Ribose promove energia necessária aos músculos e coração para que possam ter um bom funcionamento, por exemplo, durante um período de atividade física ela auxilia a uma rápida ressíntese dos estoques de ATP resultando em melhora do desempenho e maior resistência à atividade física.

Benefícios
A D-Ribose é um suplemento que, por auxiliar na melhora do desempenho, favorece o ganho de massa magra.

Quando usar
A D-Ribose é bem-vinda quando as células estão utilizando energia mais rápido do que ela pode ser fornecida. Essa incompatibilidade entre a oferta e a demanda nos deixará fracos ou indispostos. Muitas vezes, um bom descanso, com alimentação correta, já poderá ser suficiente para repor os níveis de D-Ribose.

Mas, em alguns casos específicos, como de pessoas que praticam atividades físicas muito intensas, o uso do suplemento será de grande valia para manter melhores os níveis de energia e restaurar mais rapidamente o que foi perdido.

Exercícios mais de três vezes na semana já podem colocar uma pressão substancial sobre o coração e os músculos, deixando-os enfraquecidos para a próxima seção de exercícios. Então, o essencial é observar se não anda sentindo os efeitos da queda de energia. Outro fator importante é a idade, já que os processos metabólicos degradam-se naturalmente com ela. O ideal é procurar ajuda médica ou de nutricionista para avaliar a situação.

D-Ribose X contraindicações
– Mulheres grávidas em fase de amamentação devem evitar a suplementação de D-Ribose, pois, pode causar a hipoglicemia, aumentar os níveis de ácido úrico. (Oslszewer & Jaldin, 2007).
– Em altas doses pode causar efeitos adversos como a hiperglicemia, hiperuricemia, diarréia, hiperuricosúria, náusea e dor de cabeça. Não há toxicidade e reações adversas, desde que sejam seguidas as recomendações e posologia.
– Se a ribose for ingerida em jejum ou em uma dieta baixa em carboidratos seu efeito pode ser hipoglicemiante.

Indicações médicas
A ribose é indicada como coadjuvante no tratamento de insuficiência cardíaca, para a síndrome da fadiga crônica, reposição de massa muscular em pacientes geriátricos, fibromialgia, suplemento essencial aos usuários de drogas redutoras do colesterol, coadjuvante nos programas de modulação e reposição hormonal, etc.

Como usar
De forma geral a ribose é recomendada por nutricionistas e a dose diária costuma variar entre 5g e 10g. Sua administração pode ser feita antes e/ou após os treinos ou a critério do nutricionista.

OBS: Nenhum suplemento alimentar é indicado sem o acompanhamento de um nutricionista.

Fonte: http://www.ortomoleculardrhigashi.med.br/
http://sergiorosa.com.br/blog/nutricao-esportiva/d-ribose/
Livro: Viva em Dieta, viva melhor – Aplicações práticas de nutrição, 2ª edição.

Este artigo Suplementação com D-Ribose foi escrito por FocoNaDieta .com.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images